Biblioteca


A pulsão em Freud e Lacan - Parte III

  • do Rio Teixeira, Marcus

Corpo, Pulsão, Gozo – Curso Campo Psicanalítico de Salvador 2016
A pulsão em Freud e Lacan (parte III)

A pulsão em Freud e Lacan (parte I)

  • do Rio Teixeira, Marcus

    Se a teoria psicanalítica nos ensina que o corpo do falasser é desnaturado, que não é um corpo animal; se a clínica nos mostra que ele se distingue do organismo, que não pode ser reduzido a sistemas de órgãos regidos pelo funcionamento fisiológico; cumpre definir conceitualmente de que forma se organiza esse corpo.

Corpo e Pulsão

  • do Rio Teixeira, Marcus

Antes de tudo, é necessário explicitar a que estamos aludindo ao falarmos de corpo, evitando dessa forma nos referirmos ao corpo no sentido do senso comum: um dado evidente, cuja mera evocação responderia às questões sem necessidade da teoria.

Declínio e extinção do erotismo

  • Teixeira, Marcus do Rio

Acompanho, Não sem Certo divertimento, de o NAS debate em torno da Redes Adaptação PARA O cinema de "Cinquenta Tons de cinza". Houve Até um "Artigo de Uma psiquiatra" sobre O Filme (curioso, Por Que NÃO SE Diz: "Artigo de hum Crítico", "Artigo de hum jornalista", etc, mas se Diz "Artigo de Uma psiquiatra"?).

Nabokov, leitor de Joyce

  • Teixeira, Marcus do Rio

Famoso após a publicação de Lolita (1955)[1], romance ao qual seu nome é comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade autor de uma vasta obra, que inclui contos e romances escritos em russo e inglês, dentre os quais se destaca Fogo Pálido (1962)[2].

[1] NABOKOV, Vladimir. Lolita. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Cia das Letras, 1994.

[2] NABOKOV, Vladimir. Fogo Pálido. Tradução de Jorio Dauster e Sérgio Duarte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1985.

Os gozos – Sobre duas dicotomias presentes no Seminário 20: Mais, ainda

  • Teixeira, Marcus do Rio

O objetivo deste artigo não é elaborar um histórico do conceito de gozo em Lacan, tampouco pesquisar suas origens no Genuss freudiano. Certamente há vários textos que traçam esse percurso de forma inteligente e correta.

Palavras-chave

© Campo Psicanalítico - Todos os direitos reservados
carlosedu