Biblioteca


A causa do desejo

  • do Rio Teixeira, Marcus

Nessa aula Lacan aborda uma série de temas de importância crucial não somente para esse Seminário, mas para a sua teoria. Ele resume alguns deles em plena aula: “Logo, primeiro ponto, falei-lhes do objeto como causa do desejo.

A dimensão ética do desejo do psicanalista

  • Teixeira, Angélia

Especificidades da ética da psicanálise - Angélia Teixeira (Organizadora)

Publicação da Associação Científica Campo Psicanalítico

A incompletude do saber

  • Teixeira, Angélia

O Saber do Psicanalista - Jairo Gerbase (Organizador)

Publicação da Associação Científica Campo Psicanalítico

A Interpretação Hoje

  • Teixeira, Marcus do Rio

Este artigo aborda as diferentes concepções da interpretação em Freud e Lacan. Este último afasta-se da interpretação hermenêutica dos pós-freudianos. A introdução do conceito de significante permite uma nova abordagem, que privilegia a vertente do equívoco e do non-sens. A escansão, a citação, o enigma e o silêncio constituem modos de interpretação.

A pulsão em Freud e Lacan - Parte III

  • do Rio Teixeira, Marcus

Corpo, Pulsão, Gozo – Curso Campo Psicanalítico de Salvador 2016
A pulsão em Freud e Lacan (parte III)

A pulsão em Freud e Lacan (parte I)

  • do Rio Teixeira, Marcus

    Se a teoria psicanalítica nos ensina que o corpo do falasser é desnaturado, que não é um corpo animal; se a clínica nos mostra que ele se distingue do organismo, que não pode ser reduzido a sistemas de órgãos regidos pelo funcionamento fisiológico; cumpre definir conceitualmente de que forma se organiza esse corpo.

A pulsão em Freud e Lacan (parte II)

  • do Rio Teixeira, Marcus

Dando continuidade Ao Estudo da pulsão, abordaremos Nesta aula OS SEUS Componentes da forma Que Freud OS definir nenhuma Artigo metapsicológico Seu, Bem Como os comentarios Google de Lacan a Partir do Seu Seminário 11, Os Quatro Conceitos de Fundamentos da psicanálise.

Absolutely Alice

  • Teixeira, Marcus do Rio

A crítica malhou sem piedade a versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll. Embora não inteiramente sem razão, ela o fez, entretanto, por razões equivocadas.

Amor, desejo e gozo na contemporaneidade

  • Teixeira, Marcus do Rio

Esse recorte diz respeito a um determinado aspecto, expresso no próprio título deste colóquio – a relação difícil, senão problemática, entre o amor e o desejo sexual.

Armide

  • do Rio Teixeira, Marcus

Armide, episódio dirigido por Jean-Luc Godard no filme Ária (1987), chama a atenção pelo contraste em relação ao restante da filmografia desse diretor. Nele não encontramos propriamente uma narrativa – mesmo a narrativa fragmentada dos filmes anteriores de Godard é abandonada em função das imagens das personagens que parecem posar diante da câmera, autênticos tableaux vivants, sem nenhum compromisso com um enredo.

Palavras-chave

© Campo Psicanalítico - Todos os direitos reservados
carlosedu